Aposentadoria prematura não é uma utopia tão positiva como se pensa
top of page

Aposentadoria prematura não é uma utopia tão positiva como se pensa


Pode parecer contraditório, mas muitas pessoas ao iniciarem suas carreiras pensam apenas em um cenário: A grande esperada hora da aposentadoria. Sim é engraçado, contudo todo mundo já se imaginou: Aposentado com 30 anos de idade, descansando em uma praia sem muitas obrigações para se preocupar - Utópico realmente, entretanto, e se te contarmos que uma aposentadoria prematura pode ter suas desvantagens?


Não pense que estamos loucos antes de continuar a leitura...


O objetivo não é desmotivar ou desmerecer quem buscou ''parar'' cedo, pelo contrario, essas pessoas tem o direito de usufruir de seus benefícios e do fruto do seu trabalho o quanto antes. Mas assim como qualquer outra renda, pode não ser suficiente sem um preparo financeiro.


Acompanhe algumas situações arriscadas que você pode bater de frente ao se aposentar antes do tempo ''ideal''. 1. Bolso apertou Sim, você pode ficar sem dinheiro. Principalmente sem um planejamento de gastos, feito com antecedência - Afinal, essa é uma das poucas opções que existem para ''supor'' qual será seu perfil no futuro e o quanto precisará investir para sustenta-lo. Claro, não vamos esquecer também que caso precise de um novo emprego não será fácil encontrar. Quanto mais tempo afastado mais barreiras são levantadas pelos empregadores para não seguir com sua contratação. 2. Perda de disposição Sem trabalho, significa menos obrigações, e caso você seja uma pessoa sem filhos, sem família presente, sem animais, sem hobbies marcantes etc., pode levar a um estado não tão bom, chamado: Zona de conforto. Zona de conforto vem acompanhada geralmente com sedentarismo, que gera dias longos em cima de uma cama assistindo televisão e comendo ''besteira'', que ocasiona futuramente em uma possível obesidade, entre outros problemas de saúde como até mesmo a depressão. Então o ideal é se ocupar com esportes ou outras atividades que substituam o tempo livre que outrora era preenchido pelo serviço. 3. Perda do Perfil em destaque Nada contra, para muitos este tópico não significará nada, contudo para outros será um fator sucinto a se pensar, levando em consideração que o status e a aparência em sociedade valem muito para ajudar a construir uma imagem pessoal. Então nesses casos, dificilmente a pessoa irá gostar de ficar conhecida como o ''aposentado'', enquanto outros na mesma faixa etária estão se destacando em cargos importantes, com visão de crescimento ainda maior para o futuro. Pensando em todos esses fatores, vale a pena descansar tão cedo? Lembrando que está resposta é individual e depende de muitas perspectivas diferente. Caso sua visão de mundo diga a você que: Sim, é a hora - Bom descanso. Caso diga que: Não - Aproveite seu tempo da melhor forma!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page