Desconecte-se do falso mundo real


Cair na real

você já fez isso hoje?


Parece uma ofensa falando dessa forma né? Mas calma.

O sentido que queremos dizer é: Já se desconectou da internet hoje? Para focar um pouco no mundo real que ainda sobrevive ao seu redor.


Se a resposta for não, pare tudo que está fazendo e entenda porque é essencial fugir um pouco das telinhas.


No dia a dia, algumas ações se tornam tão normais, que dificilmente paramos para pensar nas consequências que esses

hábitos trazem para nossas vidas.

Afinal, entendemos os dispositivos, aplicativos etc, como facilitadores.


WhatsApp, revolucionou a forma de conversar a distância.

Tik Tok. revolucionou a forma de distração em momentos entediantes.

Instagram, revolucionou a forma de propagar sua imagem pessoal.


Olhando assim, parece que essas ferramentas foram criadas por seres superiores, que nos amam e se preocupam com nosso bem estar, e realmente, são ótimas e quebram um galho ''danado'' no dia a dia.


Mas até que ponto tais usos podem se tornar tóxicos e prejudicar sua saúde mental?


Vamos começar falando de tempo.

Quanto tempo e momentos você já perdeu apenas por ficar olhando a tela do celular o dia todo, sem que se de por notado que poderia estar fazendo algo produtivo.


Pois é, acredito que se parou para pensar. a resposta pode ter sido assustadora.


Outro ponto importante é quando nos deparamos com a expressão: ''sociedade do espetáculo'', termo utilizado por Guy Debort para se referir (resumidamente) ao poder que a mídia tem em controlar as pessoas e a influencia que esse poder causa na sociedade.


Vivemos em um mundo onde tudo é feito por status, atenção, reputação ou obrigação. As ações diárias deixaram de se tornar naturais, e passaram a ser impostos por esses ditadores de ''conteúdo'' que tomam o controle da sua vida mesmo sem que você perceba.


O próprio Instagram é um exemplo direto dessa teoria, pois trata-se de uma feramente capaz de definir a pauta de uma nação. Em uma mesma plataforma você pode impulsionar o seu perfil pessoal/profissional e ser a pessoa/marca mais invejada do mundo - ou a mais odiada.


Outro exemplo é o tik tok, que se tornou febre entre os jovens, e é responsável direto por ditar tendências, estilos, musicas e conteúdos para se produzir no dia a dia.


A principio não existe problema nenhum, mas ao navegar pelo aplicativo nos deparamos constantemente com padrões de beleza impostos, sexualização, fake news etc - Pautas que afetam diretamente a vida em sociedade e o caráter pessoal dos consumidores desse tipo de conteúdo.


Existem uma série de pesquisas que comprovam o mal que as redes sócias provocam, principalmente para a suade mental.


Casos de depressão, ansiedade, baixa autoestima e até mesmo suicídios são registrados todos os dias, por consequência dessas redes, que servem para transmitir uma realidade utópica, quase impossível de alcançar, uma vez que resumem os sonhos de uma pessoa ''real'' ao nada.


Quando deixamos os veículos de comunicação tomar posse, perdemos o controle de nós mesmos, agimos de acordo com a ''moda'' popular e transformamos nossas vidas em um espetáculo, onde é usado mascaras para se encaixar no papel que o publico deseja que você interprete.


Com isso, conseguimos chegar no ponto principal desse texto: A importância de desconectar.


é importante para a sua produtividade

é importante para decidir quem é você

é importante para viver fora d uma mascara social que te sufoca

é importante para a sua saúde mental.


Tomando um tempo para você, o autoconhecimento, a satisfação pessoal, o apreço ao mundo são inseridos na sua rotina novamente e ajudam a normalizar estados e sentimentos, importantes para entender que em alguns dias não estamos afim de conversar, não estamos bem, não estamos lindos, não estamos a vontade, não temos dinheiros suficiente para ir em tal lugar etc. Situações normais para qualquer ser Humano e devem sim ser normalizadas fora de uma tela.


Então, depois disso tudo, vamos cair na real né?

A realidade é muito diferente do que se mostra através de um aparelho celular.


Sendo assim, o importante é sabe usar e aproveitar as qualidades que cada aplicativo, site, aparelho tem a oferecer, mas sem deixar que dominem sua personalidade e mente.

4 visualizações0 comentário